Resumo:
A educação na contemporaneidade se destaca pelo crescimento das relações sociais na
sociedade e a escola se constitui o lugar de maior envolvimento dessas relações o que implica
a necessidade de se cultivar a harmonia, o diálogo a fim de que se consolide um ambiente
favorável ao convívio. Por isso, objetiva-se descrever e refletir sobre algumas situações cotidianas
das relações interpessoais nas aulas de Educação Física, além de identificar aspectos das relações
interpessoais que se apresentam no dia-a-dia das ações competitivas e a importância da postura do
professor no combate ao desrespeito e a intolerância nas relações entre alunos(as) e alunos(as) e
professor nas aulas de Educação Física. Posto isto, os resultados evidenciaram que na
Educação Física junto à comunidade de adolescentes contribui para o desenvolvimento dos
relacionamentos entre professor-aluno e aluno-aluno, ou seja, a qualidade das interelações
pessoais demonstram através da interação satisfatória entre os sujeitos de maneira
significativa implica numa relação evidente de troca de conhecimentos possibilitando a
participação na prática esportiva de forma a manifestar o respeito e a colaboração entre a
comunidade escolar. Os jogos internos escolares permitiram identificar que é possível
transformar o esporte como uma proposta de educação com características de jogo e
ludicidade, reduzindo o valor da competição e cultivando outras práticas.
Descrição:
FERREIRA, Luciana Pinto. Relações interpessoais nas aulas de Educação Física: n alguns apontamentos na vivência dos conteúdos. 2018. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.