Resumo:
Esta pesquisa tem como objetivo apresentar um estudo sobre o pião e as brincadeiras
antigas no ensino fundamental nos anos iniciais. O trabalho apresenta conceitos, origens
dos jogos e experiências articuladas com a prática no ambiente escolar, assim como a
discussão de algumas brincadeiras desenvolvidas durante o estágio. Buscamos respostas
para os seguintes questionamentos: De que forma a escola trabalha o conteúdo de
Brincadeiras e jogos nos anos iniciais? Qual a importância desses conteúdos no processo
pedagógico e quais os benefícios para o aluno em trabalhar as brincadeiras antigas? Uma
pesquisa de caráter qualitativo, onde o estudo se constituiu em observação e análise de
campo. Esta pesquisa ocorreu durante um total de 12 aulas, por meio das observações do
estágio supervisionado II, em uma escola pública da rede estadual da Paraíba localizada na
região da Borborema, município de Fagundes – PB, turma do 5º ano, tendo como forma de
análise de dados: os questionários compostos de 8 questões. Foram entrevistados 20
alunos. Foi possível verificar a ausência de um trabalho pedagógico planejado e estruturado
levando em conta apenas o caráter recreativo. Assim, conclui-se que os jogos e brincadeiras
são recursos pedagógicos com finalidades educativas, assim como possibilita o acesso à
cultura e a aprendizagem.
Descrição:
SOUSA, Ricardo Ferreira de. Estudo sobre o pião e as brincadeiras antigas no Ensino Fundamental: anos iniciais. 2018. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.