Resumo:
A Educação Física é um componente curricular que contribui para a formação integral
do ser humano, a partir de práticas corporais apresentadas em seis unidades temáticas
com conteúdos que dialogam com aspectos da apropriação do conhecimento, construção
de valores, fruição, etc., conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Este
trabalho objetivou apresentar e refletir sobre alguns indicadores pedagógicos voltados
ao ensino das danças de salão, no 8º ano do ensino fundamental, a partir das orientações
curriculares apresentadas pela BNCC para a Educação Física. O trabalho caracteriza-se
como um relato de experiência a partir da vivência no estágio supervisionado
II/Licenciatura em Educação Física/PARFOR, realizado numa escola municipal do
estado da Paraíba, tendo como objeto de reflexão a própria prática pedagógica. As
problemáticas de estudo foram: Qual a compreensão dos alunos antes e após a
execução das aulas planejadas sobre as danças de salão nas aulas de Educação Física?
Quais os desafios revelados no ensino das danças de salão no diálogo com a BNCC? A
experiência deste estágio supervisionado II fortaleceu as discussões e encaminhamentos
pedagógicos discutidos no componente curricular Dança, sob a perspectiva de que o
ensino das danças na escola, nas aulas de Educação Física, não se restringe aos eventos
escolares e a repetição de frases de movimentos prontas sem a compreensão de seus
sentidos e significados.
Descrição:
RÉGIS, Luciana Maria. As danças de salão nas aulas de Educação Física no Ensino Fundamental. 2018. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.