Resumo:
O objetivo deste trabalho foi apresentar e discutir experiências de ensino no trato com os
esportes de invasão nas aulas de educação física na escola no 6º ano do ensino fundamental da
educação básica, a partir da prática de ensino no estágio supervisionado II, de forma a refletir
sobre a intervenção pedagógica, seus desafios e apontamentos pedagógicos para o trato dos
esportes de invasão nas aulas de Educação Física escolar. As questões de estudo foram: Quais
as estratégias metodológicas facilitadoras para a apropriação de conhecimento dos esportes
de invasão? Quais apontamentos pedagógicos foram revelados para o trato dos esportes de
invasão?A natureza do estudo é qualitativa e caracterizou-se como pesquisa de campo. O
público-alvo foi constituído por três (03) turmas do 6º ano do Ensino Fundamental,
totalizando 63 alunos de uma escola pública da rede municipal de João Pessoa – PB. Os dados
foram coletados através das observações, e registradas nos diários de campo que consistiu
num total de 30 aulas, tendo sido incluído nos diários as conversas, registros reflexivos,
debates com alunos e trocas de experiência com o professor da escola. Os apontamentos
pedagógicos que foram revelados para o trato dos esportes de invasão são desde as aulas
expositivas dialogadas que possibilitaram outro formato de aula, onde o aluno foi chamado
para refletir, debater, questionar sobre os esportes de invasão passando pelas técnicas de
ensino tradicionais e abertas. Ao professor cabe a insistência nas técnicas de pesquisa,
fazendo com que o aluno compreenda os esportes de invasão, a partir de suas buscas,
provocações lançadas pelo professor que façam ele encontrar respostas.
Descrição:
MELO, Rogério Mendonça de. Esportes de invasão nas aulas de Educação Física : diálogos com a prática pedagógica na experiência de Estágio Supervisionado. 2018. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.