UEPB - Repositório Digital

Esportes de invasão nas aulas de Educação Física: diálogos com a prática pedagógica na experiência de Estágio Supervisionado

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Melo, Rogério Mendonça de
dc.date.accessioned 2019-09-09T12:48:47Z
dc.date.available 2019-09-09T12:48:47Z
dc.date.issued 2018-03-26
dc.identifier.other CDD 796
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20532
dc.description MELO, Rogério Mendonça de. Esportes de invasão nas aulas de Educação Física : diálogos com a prática pedagógica na experiência de Estágio Supervisionado. 2018. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo deste trabalho foi apresentar e discutir experiências de ensino no trato com os esportes de invasão nas aulas de educação física na escola no 6º ano do ensino fundamental da educação básica, a partir da prática de ensino no estágio supervisionado II, de forma a refletir sobre a intervenção pedagógica, seus desafios e apontamentos pedagógicos para o trato dos esportes de invasão nas aulas de Educação Física escolar. As questões de estudo foram: Quais as estratégias metodológicas facilitadoras para a apropriação de conhecimento dos esportes de invasão? Quais apontamentos pedagógicos foram revelados para o trato dos esportes de invasão?A natureza do estudo é qualitativa e caracterizou-se como pesquisa de campo. O público-alvo foi constituído por três (03) turmas do 6º ano do Ensino Fundamental, totalizando 63 alunos de uma escola pública da rede municipal de João Pessoa – PB. Os dados foram coletados através das observações, e registradas nos diários de campo que consistiu num total de 30 aulas, tendo sido incluído nos diários as conversas, registros reflexivos, debates com alunos e trocas de experiência com o professor da escola. Os apontamentos pedagógicos que foram revelados para o trato dos esportes de invasão são desde as aulas expositivas dialogadas que possibilitaram outro formato de aula, onde o aluno foi chamado para refletir, debater, questionar sobre os esportes de invasão passando pelas técnicas de ensino tradicionais e abertas. Ao professor cabe a insistência nas técnicas de pesquisa, fazendo com que o aluno compreenda os esportes de invasão, a partir de suas buscas, provocações lançadas pelo professor que façam ele encontrar respostas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Elaine Melo Brito Costa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Física pt_BR
dc.subject Educação Física na escola pt_BR
dc.subject Esportes pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.title Esportes de invasão nas aulas de Educação Física: diálogos com a prática pedagógica na experiência de Estágio Supervisionado pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta