Resumo:
O debate sobre a importância da ludicidade na sala de aula não é uma discussão recente. Estudiosos
como Piaget e Vygotsky já evidenciavam em suas pesquisas como o lúdico pode influenciar na
aprendizagem. Piaget (1975) enfatiza que por meio do lúdico “a criança constrói e adquire
conhecimento sobre o mundo físico e social, desde o período sensório-motor até o período operatório
formal”. Já Vygotsky (1984) afirma que o lúdico estimula o desenvolvimento intelectual e cognitivo
da criança ao interagir com o meio. Inspirados nas ideias destes estudiosos e considerando que a
Educação Física oferece inúmeras possibilidades para explorar o lúdico permitindo desenvolver várias
habilidades, seja no aspecto cognitivo, motor, social e afetivo. Este estudo tem como objetivo geral:
abordar as contribuições da ludicidade como ferramenta de aprendizagem nas aulas de Educação
Física. A metodologia utilizada no presente estudo foi uma revisão bibliográfica sobre a temática em
discussão com foco nos estudos sobre ludicidade e a prática de Educação Física. Trata-se de um
estudo relevante que servirá de base para professores que buscam aperfeiçoar sua prática docente.
Descrição:
Aquino, Maria José de. A ludicidade nas aulas de Educação Física. 2018. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.