UEPB - Repositório Digital

Atividades experimentais na formação dos professores de Física: Uma proposta investigativa de ensino

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Marcelo Gomes dos
dc.date.accessioned 2019-09-12T15:01:02Z
dc.date.available 2019-09-12T15:01:02Z
dc.date.issued 2018-06-20
dc.identifier.other CDD 530.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20600
dc.description SANTOS, M. G. dos. Atividades experimentais na formação dos professores de Física: Uma proposta investigativa de ensino. 2018. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract O ensino de física, tanto em nível médio, quanto em nível superior, apresenta alguns problemas, principalmente no que se refere à compreensão e aprendizagem de conceitos. Uma estratégia bastante utilizada na tentativa de sanar estes problemas são as atividades experimentais, no entanto, mesmo sendo uma prática antiga no ensino de ciências, e mais especificamente no ensino de física, grande parte dos professores da educação básica têm muita resistência á sua utilização e quando a utilizam fazem com uma abordagem ligada a roteiros fechados que pouco contribuem para a compreensão dos conceitos. Na tentativa de buscar caminhos para uma prática mais efetiva no Ensino de Física no que se refe re a utilização das atividades experimentais, este trabalho teve como objetivo a elaboração, utilização e avaliação de situações problema experimentais que possam favorecer uma abordagem investigativa nas aulas de Laboratório de Física. Para tanto o estudo contou com uma proposta de intervenção, a qual se desenvolveu em etapas, onde a primeira etapa, constou de um estudo que teve como objetivo a reconstrução dos conceitos a serem abordados nas atividades experimentais. Posteriormente ocorreu a escolha do tema a ser abordado e a elaboração das atividades experimentais, através de situações problema experimentais com abordagem investigativa. A etapa seguinte contou das intervenções, as quais foram realizadas com os estudantes dos dois primeiros semestres do curso de licenciatura em física da UEPB. Como resultado percebemos, com a aplicação da proposta investigativa que os professores em formação se apresentaram interessados e que a grande maioria se posicionou favorável a metodologia, afirmando que a utilizaria em suas futuras salas de aula. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Ana Raquel Pereira de Ataíde pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Física pt_BR
dc.subject Metodologia de ensino pt_BR
dc.subject Atividades experimentais pt_BR
dc.title Atividades experimentais na formação dos professores de Física: Uma proposta investigativa de ensino pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta