Resumo:
Jogos com finalidade didática e pedagógica, denominados de jogos sérios, têm sido usados na perspectiva de promover interação, engajamento e treinamento e para incentivar a realização de tarefas escolares por meio da diversão. Este artigo teve como principal objetivo apresentar uma abordagem de inovação no ensino-aprendizagem de citologia baseada em jogos de educação tutorial em realidade alternada, explorando e desenvolvendo os talentos musicais e as capacidades de leitura. A pesquisa foi desenvolvida na Unidade Escolar Estadual de Ensino Fundamental e Médio Severiano Pedro do Nascimento, município de Puxinanã – PB. Foram aplicados questionários semiestruturados a 50 alunos avaliados em um pré e pós teste antes e depois da realização das etapas da pesquisa, produzidas em três palcos da abordagem LerAtos. Os resultados apresentados indicam que a ferramenta pedagógica apresentada revelou-se positiva para o aprendizado de conteúdos de citologia, em que 80 % dos alunos mostraram ter melhorado seu entendimento com relação ao assunto, 50 % dos alunos despertaram o gosto pela leitura e 20 % melhoraram o comportamento em sala de aul a. Portando, a utilização de jogos em sala de aula desperta ainda mais o interesse do aluno, melhorando seu aprendizado através da forma lúdica, dinâmica, atrativa, divertida e prazerosa.
Descrição:
BRITO, D. D. The Voice Bio: Um jogo sério de leitura performática em realidade alternada para aprendizagem de citologia com transformação social. 2018. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.