UEPB - Repositório Digital

The Voice Bio: Um jogo sério de leitura performática em realidade alternada para aprendizagem de citologia com transformação social

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Brito, Douglas Dias
dc.date.accessioned 2019-09-12T15:04:03Z
dc.date.available 2019-09-12T15:04:03Z
dc.date.issued 2018-06-28
dc.identifier.other CDD 571.6
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20602
dc.description BRITO, D. D. The Voice Bio: Um jogo sério de leitura performática em realidade alternada para aprendizagem de citologia com transformação social. 2018. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract Jogos com finalidade didática e pedagógica, denominados de jogos sérios, têm sido usados na perspectiva de promover interação, engajamento e treinamento e para incentivar a realização de tarefas escolares por meio da diversão. Este artigo teve como principal objetivo apresentar uma abordagem de inovação no ensino-aprendizagem de citologia baseada em jogos de educação tutorial em realidade alternada, explorando e desenvolvendo os talentos musicais e as capacidades de leitura. A pesquisa foi desenvolvida na Unidade Escolar Estadual de Ensino Fundamental e Médio Severiano Pedro do Nascimento, município de Puxinanã – PB. Foram aplicados questionários semiestruturados a 50 alunos avaliados em um pré e pós teste antes e depois da realização das etapas da pesquisa, produzidas em três palcos da abordagem LerAtos. Os resultados apresentados indicam que a ferramenta pedagógica apresentada revelou-se positiva para o aprendizado de conteúdos de citologia, em que 80 % dos alunos mostraram ter melhorado seu entendimento com relação ao assunto, 50 % dos alunos despertaram o gosto pela leitura e 20 % melhoraram o comportamento em sala de aul a. Portando, a utilização de jogos em sala de aula desperta ainda mais o interesse do aluno, melhorando seu aprendizado através da forma lúdica, dinâmica, atrativa, divertida e prazerosa. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Érica Caldas Silva de Oliveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino-Aprendizagem pt_BR
dc.subject Citologia pt_BR
dc.subject Ensino de Biologia pt_BR
dc.subject The Voice Bio pt_BR
dc.title The Voice Bio: Um jogo sério de leitura performática em realidade alternada para aprendizagem de citologia com transformação social pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta