Resumo:
A presente monografia é fruto da experiência do Estágio Curricular Obrigatório em Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba, realizado no Setor de Serviço Social da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários - PRAC na Universidade Federal de Campina Grande - UFCG entre o período de 2016-2017, que tem como objetivo desvelar o processo de contrarreforma na Assistência Estudantil. Trata-se de um estudo bibliográfico embasado à luz da teoria marxista. Primeiramente tratamos das crises no modo de produção capitalista, com ênfase nas crises de 1929 e 1970 e quais foram os rebatimentos destas nos dias atuais, observando as refuncionalizações que são realizadas no papel do Estado, com vistas a reestabelecer os padrões de acumulação capitalista. Descrevemos também de forma breve o processo histórico da política social no Brasil e como esta passa a se configurara nos dias atuais em meio a contrarreforma orquestrada pela ofensiva neoliberal e seus rebatimentos na Educação Superior. Destacamos o processo de “democratização” das universidades durante o Governo Lula (2003-2010) e suas consequências para a Assistência Estudantil. Além de trazer a sistematização e reflexão acerca de alguns dos dados da pesquisa do perfil socioeconômico dos usuários dos programas de Assistência Estudantil da UFCG.
Descrição:
NASCIMENTO, L. de F. N. do. A contrarreforma do ensino superior e seus rebatimentos no programa de assistência estudantil: a particularidade da universidade Federal de Campina Grande (UFCG). 2018. 48f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2018. [Artigo]