UEPB - Repositório Digital

Ressocialização de adolescentes: discutindo relações intergeracionais e diversidade na perspectiva sócio pedagógica

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Fonseca, Janyne Teixeira de Araújo
dc.date.accessioned 2019-09-13T16:44:38Z
dc.date.available 2019-09-13T16:44:38Z
dc.date.issued 2018-06-20
dc.identifier.other CDD 362.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20640
dc.description FONSECA, J. T. de A. Ressocialização de adolescentes: discutindo relações intergeracionais e diversidade na perspectiva sócio pedagógica. 2018. 36f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2018. [Artigo] pt_BR
dc.description.abstract Este artigo relata a experiência de Estágio Supervisionado obrigatório em Serviço Social, realizado no Centro de Referência Especializada da Assistência Social (CREAS), do bairro Novo Cruzeiro, em Campina Grande-PB, no período de 30 de novembro de 2016 a 14 de dezembro de 2017. A convivência com as demandas do Centro nos possibilitou perceber a necessidade de contribuir no fortalecimento das ações voltadas para o cumprimento da medida socioeducativa, de maneira sociopedagógica. Nesta perspectiva, elaboramos e desenvolvemos um projeto de intervenção, através do qual abordamos – junto ao Grupo Focal de adolescentes – dois principais temas: Relações Intergeracionais/Idoso e Direitos LGBTs. Nosso objetivo foi contribuir com o processo de ressocialização dos socioeducandos, numa perspectiva de fortalecimento de seus vínculos intergeracionais e de convivência respeitosa e democrática com as pessoas idosos e pessoas LGBTs. Os principais instrumentais e recursos técnico-operativos utilizados foram: encontros, palestras, dinâmicas, oficinas, jogo, álbum seriado, vídeos. A nosso ver, a experiência obteve resultados positivos e permitiu aos socioeducandos a aproximação e o conhecimento das temáticas, das necessidades e dos direitos das pessoas idosas e das pessoas LGBTs e a desmistificação dos “pré-conceitos” existentes na sociedade em relação a esses segmentos. Enfim, ora sistematizamos o relato da experiência de Estágio, focando em nosso projeto de intervenção, não apenas na perspectiva de atender a uma exigência acadêmica, mas, também, na expectativa de trazer subsídios à formação e ao exercício profissional do Assistente Social, ao tempo em que evidenciamos a importância do estágio supervisionado. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.publisher Universidade Estadual da Paraíba - UEPB pt_BR
dc.subject Política de assistência social pt_BR
dc.subject Medida socioeducativa pt_BR
dc.subject Liberdade assistida pt_BR
dc.subject Relações intergeracionais pt_BR
dc.title Ressocialização de adolescentes: discutindo relações intergeracionais e diversidade na perspectiva sócio pedagógica pt_BR
dc.type Article pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta