Resumo:
Reconhecendo a perspectiva histórico-social das relações entre os diferentes gêneros na sociedade, o presente trabalho tem como objetivo geral contribuir para a compreensão acerca de como está inserida, na educação brasileira, o debate sobre gênero, procurando identificar avanços e retrocessos deste debate, e qual contribuição pode ser dada pelo/a assistente social que atua na Educação. Considerando o exposto, foi realizado um estudo bibliográfico, fundamentado em articular textos que tratam da categoria gênero, da Educação e também do Serviço Social. O texto está organizado em três partes: a primeira é dedicada ao conceito de gênero, mostrando como este foi se construindo e adquirindo destaque nos últimos anos, bem como a sua importância para explicação e enfrentamento das relações desiguais, que ainda perduram, entre mulheres e homens. Em seguida, é apontada a relação entre gênero e Educação, e como este debate avançou e retrocedeu nos últimos anos na sociedade brasileira. Por fim, é apresentada a possibilidade de contribuição do/a assistente social, que atua na educação, para mediar as discussões acerca das relações de gênero. Em síntese, o trabalho mostra como para se discutir gênero na Educação é essencial que exista um envolvimento coletivo de todos os profissionais inseridos na escola, mas também que haja um incentivo à formação para se efetivar este trabalho. Além do mais, é importante que não se reforce um discurso vazio da igualdade, na perspectiva de se responsabilizar indivíduos pela sua situação de marginalização. A igualdade requerida é a de acesso e condições, em que sejam respeitadas as diferenças individuais e o lugar social e histórico que cada sujeito ocupa na sociedade como um todo e na sua singularidade individual.
Descrição:
OLIVEIRA, M. M. de. Gênero e educação: espaço de atuação do/a assistente social. 2018. 26f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2018. [Artigo]