Resumo:
Este artigo possui como objetivo entender a Assistência Estudantil no processo de contrarreforma do ensino superior, bem como analisar a particularidade da UFCG, traçando o perfil dos usuários dos programas. O trabalho é fruto da experiência do Estágio Curricular em Serviço Social pela Universidade Estadual da Paraíba, realizado no Setor de Serviço Social da Pró-reitoria - PRAC de Assuntos Comunitários da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG no período de 2016-2017. Para alcançar os objetivos, foi realizado um estudo socioeconômico por meio de pesquisa documental, utilizando os cadastros preenchidos pelos usuários no momento da inscrição nos programas como fonte da pesquisa. A amostra do trabalho foi de 300 (trezentos) cadastros que representava aproximadamente 25% do total na época. Optou-se pela teoria marxista como método de investigação e de compreensão dos dados. A partir do estudo concluiu-se que a assistência estudantil ainda é insuficiente para o universo de alunos nas universidades
Descrição:
SOUZA NETO, H. L. de. A assistência no processo de contrarreforma do ensino superior e sua particularidade na Universidade Federal de Campina Grande. 2018. 42f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2018. [Artigo]