dc.contributor.author |
Cabral, Edjane Pereira |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-17T17:30:04Z |
|
dc.date.available |
2019-09-17T17:30:04Z |
|
dc.date.issued |
2019-06-27 |
|
dc.identifier.other |
CDD 306.44 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20689 |
|
dc.description |
CABRAL, E. P. A manifestação da heterogeneidade linguística no contexto escolar. 2019. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019. [Artigo]. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este artigo trata a manifestação da heterogeneidade linguística no contexto escolar. Assim, tivemos como objetivo investigar a intensidade dos fenômenos variacionistas que manifestam os educandos em situações específicas, tendo como foco uma escola de ensino fundamental, no município de Ouro Velho-PB, mais precisamente em uma turma de 7º ano, do Ensino Fundamental (anos finais), nas aulas de Língua Portuguesa. As referidas aulas foram observadas e gravadas para a análise de dados. Deste modo, para fundamentar a pesquisa tivemos como teóricos Bagno (2009; 2013), Bortoni Ricardo (1985; 2004), Faraco (2008), Polli Silva (2009). A pesquisa se caracteriza como sendo etnográfica. A análise dos dados foi realizada a partir das expressões utilizadas pelos alunos e pela professora em sala de aula. Realizada a análise, constatamos que diante de todas as variantes ocorrentes na língua, a variante diatópica (regional) é a mais recorrente na fala do público envolvido. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Profª. Ma. Larissa Gabrielle Lucena Marques |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Sociolinguística |
pt_BR |
dc.subject |
Variação diatópica |
pt_BR |
dc.subject |
Sala de aula |
pt_BR |
dc.subject |
Variação linguística |
pt_BR |
dc.title |
A manifestação da heterogeneidade linguística no contexto escolar |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |