Resumo:
Durante décadas as pessoas com algum tipo de deficiência foram segregadas do convívio em sociedade. Apenas no século XX, como o surgimento das políticas sociais e a intervenção da própria família, que sentiu a necessidade de incluir seus membros no meio social, as pessoas com deficiência passam a ter maior visibilidade. Partindo desse pressuposto, o presente estudo tem por objetivo compreender a importância da família no desenvolvimento social da pessoa com deficiência intelectual e/ou múltipla e suas implicações na garantia da inclusão e dos direitos sociais das demandas atendidas na APAE-CG. A pesquisa partiu de uma perspectiva analítico-crítica e caracterizou-se como um estudo exploratório e de caráter explicativo-descritivo com abordagem quali-quantitativa. Para isso, foi desenvolvido um estudo inicial sobre a trajetória da deficiência e sua relação com a sociedade, mostrando seus principais marcos históricos, lutas e conquistas da pessoa com deficiência intelectual, dando ênfase a deficiência intelectual, por ser o público alvo da APAE e ao trabalho que é desenvolvido na instituição, em prol da melhoria da qualidade de vida. Bem como, a participação da família no desenvolvimento, aprendizagem e socialização da pessoa com deficiência intelectual. Foi a partir dessa estimativa que foram realizados estudos bibliográficos acerca do tema, servindo como suporte teórico necessário para o levantamento de dados através de questionários destinados às famílias atendidas pela instituição, com indagações a respeito do aspecto socioeconômico em que se encontram essas famílias, a importância que as mesmas têm no processo de desenvolvimento da pessoa com deficiência intelectual, além da sua visão a respeito dos direitos e dos deveres do Estado e da sociedade em relação à pessoa com necessidades especiais. A vista disso, considerou-se que as famílias que têm maior entendimento da deficiência intelectual e/ou múltipla de seu familiar contribui de forma satisfatória para o desenvolvimento físico, psíquico e social do mesmo.
Descrição:
CAMELO, C. R. A importância da família no desenvolvimento da pessoa com deficiência intelectual e/ou múltipla: uma análise junto às famílias da associação de pais e amigos dos excepcionais - APAE/CG. 2018. 77f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2018. [Artigo]