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Análise da impressão plantar em escolares dos anos iniciais do ensino fundamental

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dc.contributor.author Araújo, Mateus Cabral
dc.date.accessioned 2019-09-18T18:06:28Z
dc.date.available 2019-09-18T18:06:28Z
dc.date.issued 2019-05-29
dc.identifier.other CDD 613.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20725
dc.description ARAÚJO, M. C. Análise da impressão plantar em escolares dos anos iniciais do ensino fundamental. 2019. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo teve como objetivo identificar por meio da impressão plantar em um podoscópio os tipos de pés segundo a classificação de Viladot (1981) e buscar relações com o Índice de Massa Corpórea de escolares do ensino fundamental I com idades entre 5 e 10 anos. Realizou-se coleta de dados para idade, peso e altura. Para a classificação podal foi utilizado um podoscópio, com o qual identificamos o tipo de pé e marcamos em uma ficha. Em relação ao tipo, foram encontrados em uma frequência de 19,89% para C2 (CAVO 2), 22,44%, C1 (CAVO 1), 40,81%, N (NORMAL), 12,75%, P1 (PLANO 1), 3,06%, P2 (PLANO 2) e 1,02%, P3 (PLANO 3). Quanto ao IMC, chegou-se às frequências de 1.02% (MAGREZA), 56,12% (NORMAL), 17,34% (SOBREPESO) e 25,51% (OBESIDADE). Não houve relação direta entre o tipo de pé e a classificação do IMC. Observou-se um elevado índice de alterações podais, evidenciando a necessidade de um profissional de educação física para identificação precoce desses problemas, a fim de normatizar mais rápido os pés acometidos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: José Eugênio Eloi Moura pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Classificação podal pt_BR
dc.subject Impressão plantar pt_BR
dc.subject Arco plantar pt_BR
dc.subject Tipos de pé pt_BR
dc.title Análise da impressão plantar em escolares dos anos iniciais do ensino fundamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


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