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O frequente uso de veículos elétricos industriais exige periodicamente a adição de água em suas baterias, pois ao decorrer de sua utilização, o calor do uso contínuo, a solução evapora e faz-se necessário adicionar água para fazer a correção dos eletrólitos. O presente trabalho teve como objetivo reutilizar a água proveniente do tratamento da osmose reversa em veículos. Para isso fez-se necessário análises de pH e condutividade na á gua do permeado e do reservatório verificando se está de acordo com os parâmetros do fabricante. Para garantir que as águas utilizadas estão seguindo o padrão do fabricante é necessário fazer a análise de densidade dos eletrólitos de cada célula das bateri as. As análises realizadas na água antes de serem adicionadas as baterias são simples, sem custo, pois a empresa possui os equipamentos necessários o peagâmetro e o condutivímetro digital. Essas análises garantiriam o bom funcionamento das baterias sem danificá-las e evitando o descarregamento repentino, visto que a água retirada direto da osmose não oferece risco para a bateria com pH entre 5,65 a 6,2 e condutividade de 7,96 a 10,23 µS/cm que de acordo com o fabricante o pH varia de 5,5 a 7 e a condutividade varia de 0,5 a 30 µS/cm . A água do reservatório tem o pH maior de 6,89 a 7,26, podendo danificar as baterias. Com a utilização da água adequada, em termos, físico-químicos proporciona um bom funcionamento, economizando os custos industrias. |
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