UEPB - Repositório Digital

O papel do livro didático no processo de ensino aprendizagem: uma introdução do conceito de função

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Brandão, Jefferson Dagmar Pessoa
dc.date.accessioned 2013-10-02T12:42:11Z
dc.date.available 2013-10-02T12:42:11Z
dc.date.issued 2013-10-02
dc.identifier.other CDD 510
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2079
dc.description BRANDÃO, J. D. P. O papel do livro didático no processo de ensino aprendizagem: uma introdução do conceito de função. 2013. 84f. Monografia (Especialização em Educação Matemática para Professores do Ensino Médio). Campina Grande: UEPB, 2013. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem como objetivo analisar a abordagem feita na introdução do conceito de Função em um livro didático de matemática do primeiro ano do Ensino Médio, e verificar se esta abordagem favorece a compreensão deste conceito pelo aluno e ajuda o professor em seu planejamento didático e na gestão das aulas. A análise é realizada observandose, detalhadamente, a abordagem do conteúdo em jogo desenvolvida pelos autores com base nas discussões teóricas desenvolvidas por Gérard Vergnaud relativas aos Campos Conceituais, por Yves Chevallard sobre a Transposição Didática e Guy Brousseau referente às Situações Didáticas, considerando o papel e a importância do livro didático no cotidiano escolar, sem perder de vista o desenvolvimento histórico do conceito de Função. O livro didático é de grande importância no processo de ensino aprendizagem, ele auxilia, orienta e até mesmo direciona este processo. Com este estudo pudemos evidenciar que mesmo um livro didático não apresentando todas as características desejáveis pelo professor, cabe ao mesmo fazer as devidas transformações, correções e/ou complementações para que o mesmo seja usado de forma adequada e desempenhe seu papel no ensino e em especial no que diz respeito à aprendizagem do aluno, auxiliando-o no entendimento e na formação do conteúdo ou do conceito em estudo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Izabel Maria Barbosa de Albuquerque pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de matemática pt_BR
dc.subject Função matemática pt_BR
dc.subject Ensino - Aprendizagem pt_BR
dc.title O papel do livro didático no processo de ensino aprendizagem: uma introdução do conceito de função pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta