Resumo:
Nas ultimas décadas o número de pesquisas vinculadas à educação tiveram destaque nacional e internacional nos congressos, simpósios e revistas de cunho cientifico. Vários pesquisadores da área educacional em parceria com o poder governamental buscam melhorar a qualidade do ensino no país. Das várias propostas e ações lançadas para esse propósito, tem-se a formação inicial e continuada dos professores do ensino básico em evidência, pois se acredita que ela seja um dos pilares para essa transformação. O foco desta pesquisa foi sondar, através de um questionário, os professores de Química do ensino básico em exercício nas escolas da rede Estadual da Paraíba, o conhecimento, a importância e interesse de uma formação continuada. Constatou-se que todos os setes professores que participaram da pesquisa, afirmaram que o conhecimento é o ponto chave e de suma importância para uma formação corroborando para melhorar o ensino e aprendizagem em sala de aula. Tendo em vista que, dos professores entrevistados 57,14% possuem especialização (lato sensu) na área de educação e 14,28% possui mestrado e doutorado (stricto sensu), porém ambos na área tecnológica. Assim sendo, concluiu-se que 71,43% das escolas promovem cursos de formação continuada de curta duração, geralmente nas semanas pedagógicas. Identificou-se que 57,14% dos professores, em exercício, possuem o interesse de cursar uma pós-graduação que atenda a essa necessidade e 42,86% citaram para essa proposta o mestrado profissional ofertado pela Universidade Estadual da Paraíba na área de educação.
Descrição:
NERI, K. D. Formação continuada de professores: Uma análise descritiva e qualitativa. 2019. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.