UEPB - Repositório Digital

Ensino de Química: Compreensão de fatores que afetam a dissolução e absorção de comprimidos com auxílio da experimentação em sala de aula

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Ferreira, Laura dos Santos
dc.date.accessioned 2019-09-20T17:37:29Z
dc.date.available 2019-09-20T17:37:29Z
dc.date.issued 2019-06-10
dc.identifier.other CDD 372.8
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20802
dc.description FERREIRA, L. dos S. Ensino de Química: Compreensão de fatores que afetam a dissolução e absorção de comprimidos com auxílio da experimentação em sala de aula. 2019. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Atualmente a dificuldade no ensino da Química para uma aprendizagem significativa tem sido decorrente de um processo de ensino tradicionalista. Dentro dos conteúdos curriculares do ensino de Química para o ensino básico, a cinética Química, ainda é abordada em sala de aula apenas usando teorias e fórmulas. Dentro deste contexto, o presente trabalho teve como objetivo principal contextualizar o ensino de cinética Química, em especial, os fatores que alteram a velocidade da reação: dissolução e absorção de comprimidos, usando a experimentação em sala de aula como ferramenta fundamental para a construção do conhecimento junto ao aluno, utilizando a conscientização da administração de comprimidos, trabalhando os conteúdos com base no CTSA em três momentos pedagógicos: problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. A pesquisa foi realizada na Escola Cidadão Integral e Técnico Plínio Lemos - ECIT na turma do segundo ano do ensino médio na cidade de Puxinanã – PB e refere-se a uma pesquisa quanti- qualitativa, aplicada a 13 alunos, com tema: Cinética Química e a contextualização da dissolução e absorção de comprimidos. Os resultados mostraram que os alunos obtiveram aprendizagem gradativa em cada momento pedagógico, podendo ser constada uma aprendizagem significativa no terceiro momento pedagógico, diante a aplicação de um questionário com questões do ENEM, vestibular e livros didáticos. Contudo a avaliação da metodologia mostrou a aceitação desta proposta, e a importância de um ensino contextualizado utilizando um experimento com matérias alternativas que, nesse caso, foram com comprimidos efervescentes. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Sara Regina Carneiro de Barros pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Cinética química pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject Experimentação pt_BR
dc.subject Medicamentos pt_BR
dc.title Ensino de Química: Compreensão de fatores que afetam a dissolução e absorção de comprimidos com auxílio da experimentação em sala de aula pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta