UEPB - Repositório Digital

Ensino de Química: O uso da robótica educacional nas aulas de eletrólise na educação básica

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Edson Tadeu de Souza
dc.date.accessioned 2019-09-20T17:46:54Z
dc.date.available 2019-09-20T17:46:54Z
dc.date.issued 2019-06-17
dc.identifier.other CDD 372.8
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20805
dc.description SILVA, E. T. de S. Ensino de Química: O uso da robótica educacional nas aulas de eletrólise na educação básica. 2019. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract O uso da robótica educacional tem se tornado uma ferramenta valiosa no processo de ensino e aprendizagem, possibilitando aos docentes uma nova visão e maneira de ensinar ciência. É preciso investir em treinamento dos professores, para que possam ser trabalhadas novas formas metodológicas de ensino, visando contextualizar e interdisciplinar, contribuindo com a compreensão das definições cientificas relacionando com o cotidiano. Este trabalho tem como objetivo desenvolver e aplicar uma proposta para o conteúdo de eletrólise a partir das aulas teóricas e práticas com o uso da robótica educativa utilizando os kits OECO TECH e HYDRO CELL fornecidos pelo governo do estado da Paraíba. A metodologia adotada baseia-se no campo de investigação qualitativa, os sujeitos da pesquisa foram 22 alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola pública do município de Areia/PB, os instrumentos de coleta foram questionários de avaliação da proposta de ensino e atividades com questões de instituições de ensino superior. De acordo com os dados, 81% da turma conseguiram refazer o exercício com melhores pontuações. Os resultados indicaram que os sujeitos da pesquisa avaliaram de maneira positiva a intervenção e pontuaram que obtiveram uma aprendizagem mais significativa para o conteúdo de eletrólise. Verificando os dados da pesquisa, é possível confirmar que a maioria dos participantes da pesquisa veem o uso de aulas experimentais como um recurso enriquecedor na aprendizagem de química. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria Elidiana Onofre Costa Lira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Robótica educacional pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject Eletrólise pt_BR
dc.title Ensino de Química: O uso da robótica educacional nas aulas de eletrólise na educação básica pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta