UEPB - Repositório Digital

Palavras cruzadas: Uma possibilidade de avaliação de hidrocarbonetos no ensino superior

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Trindade, Eduardo José da
dc.date.accessioned 2019-09-20T17:49:13Z
dc.date.available 2019-09-20T17:49:13Z
dc.date.issued 2019-06-27
dc.identifier.other CDD 371.337
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20810
dc.description TRINDADE, E. J. da. Palavras cruzadas: Uma possibilidade de avaliação de hidrocarbonetos no ensino superior. 2019. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract O pensamento em proposições metodológicas, que contribuam com os estudantes na construção do seu próprio conhecimento, tem orientado diversas pesquisas na área de ensino de química. O jogo educativo pode ser um recurso bastante útil para amenizar os problemas enfrentados pelos professores no ensino de química, diminuído o receio dos alunos pela disciplina. Nesse contexto, as palavras cruzadas são apresentadas como um recurso didático, uma alternativa ao ensino tradicional, capaz de auxiliar os professores na contextualização. Um jogo que estimula a curiosidade, criatividade e o raciocínio, e que pode ser usado também, como instrumento de avaliação. Neste trabalho de pesquisa, foi aplicada uma intervenção didática com o auxílio das palavras cruzadas como instrumento de avaliação no processo de ensino dos conceitos de hidrocarbonetos. A metodologia se caracteriza como um método de análise qualitativa, os sujeitos da pesquisa foram 18 estudantes do primeiro semestre do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) - Campus I, situada no município de Campina Grande – PB. Os instrumentos de coleta de dados foram atividades com questões contextualizadas contendo cinco questões de múltipla escolha na primeira parte e a utilização das palavras cruzadas com oito questões abertas sobre o conteúdo químico e o questionário de avaliação da proposta de ensino com quatro questões abertas para que o aluno pudesse analisar a intervenção. Os resultados mostraram que os sujeitos da pesquisa avaliaram de forma positiva a intervenção didática e sinalizam que houve aprendizagem significativa para o conteúdo de hidrocarbonetos, após a aplicação da proposta. Fortalecendo os resultados da pesquisa, é possível afirmar que a maioria dos participantes da pesquisa afirmaram que o uso das palavras cruzadas nas aulas como um importante recurso pedagógico na avaliação da aprendizagem em Química. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria Elidiana Onofre Costa Lira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject Recursos didáticos pt_BR
dc.subject Jogos pt_BR
dc.subject Palavras cruzadas pt_BR
dc.title Palavras cruzadas: Uma possibilidade de avaliação de hidrocarbonetos no ensino superior pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta