Resumo:
O presente trabalho acadêmico aborda como temática as reflexões sobre a
ludicidade na educação infantil e suas contribuições no ensino da linguagem
matemática. Uma vez que a prática lúdica aliada a educação visa melhor
desempenho às crianças. Tal estudo teve como pesquisas bibliográficas e o estudo
de caso realizado na creche Marcelo Ricardo de Morais - Lagoa d’Anta – RN, cujo
objetivo fora analisar o desenvolvimento da aprendizagem da linguagem matemática
por meio da ludicidade. Tratou-se de uma observação participante tendo uma aula
com duração de duas horas. Foi desenvolvida em sala a aula com o tema:
Quantidade, Espaço, Forma e Lateralidade. Utilizou-se como metodologia, a
observação de campo além de coletas de dados em forma de entrevista. Sabendo
que a educação abre as portas a importância do conhecimento estabelecemos como
base teórica, as quais corroboram com o trabalho em curso, FREIRE (1996),
OLIVEIRA (2001), MOYLES (2002), MALUF (2003). Como conclusão entendeu-se
que é nessa prática educativa por meio do lúdico que o desenvolvimento cognitivo
acontece, também através da interação das crianças com a ludicidade, lembrando
que o papel do docente é fundamental nesse processo de aprendizagem.
Descrição:
LIMA, J. P. de L. Reflexões sobre a ludicidade na educação infantil e suas contribuições no ensino da linguagem matemática. 2019. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.