UEPB - Repositório Digital

Relato de experiência: Uso de experimentos históricos no ensino do eletromagnetismo

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Rocha, Rafael Pedro da
dc.date.accessioned 2019-09-23T15:23:01Z
dc.date.available 2019-09-23T15:23:01Z
dc.date.issued 2019-06-19
dc.identifier.other CDD 530.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20854
dc.description ROCHA, R. P. da. Relato de experiência: Uso de experimentos históricos no ensino do eletromagnetismo. 2019. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho pretende relatar uma experiência docente de alunos do curso de Licenciatura em Física da Universidade Estadual da Paraíba, que são bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). A proposta didática é sobre o eletromagnetismo, utilizando a abordagem da História da Ciência, complementada por práticas experimentais. O recorte histórico escolhido baseia-se no artigo de Martins (1986), “Oersted e a descoberta do Eletromagnetismo”. O trabalho desenvolvido dividiu-se em duas fases: planejamento e intervenção. No planejamento ocorreu a escolha/estudo de obras didáticas e históricas pertinentes e a produção do material necessário para a implementação da sequência. A fase da intervenção seguiu a lógica dos momentos pedagógicos de Delizoicov – problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. O primeiro encontro destinou-se à discussão da história em torno do surgimento/uso da bússola, e num desafio de produção desse instrumento a partir de materiais de baixo custo, sem qualquer tipo de orientação prévia. O segundo momento compreendeu: a retomada do debate em torno da bússola por meio da apresentação da montagem sugerida; e a explanação sobre o eletromagnetismo, no século XIX, com foco nos estudos de Hans Christian Oersted (1777-1851). A terceira parte das aulas contemplou a reprodução de três reconhecidos testes experimentais, realizados por Oersted, envolvendo os efeitos observados em uma bússola a partir da aproximação de um condutor percorrido por corrente elétrica. A última etapa de intervenção enfocou: i) o ensino dos conceitos abordados na perspectiva atual, em contraponto a teoria contemporânea aos estudos de Oersted; e ii) um desafio de montagem de mapa conceitual que continha as noções-chave da Física e do histórico abordados. A oportunidade de trabalhar com a interface histórico-filosófica da ciência sinaliza um melhor entendimento da dinâmica do trabalho científico e a experiência docente atua de forma decisiva para manutenção da escolha pelo magistério, por parte dos bolsistas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Deusalete Câmara Vilar Neta pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Eletromagnetismo pt_BR
dc.subject História da Ciência pt_BR
dc.subject Ensino de Física pt_BR
dc.subject Experimentação pt_BR
dc.title Relato de experiência: Uso de experimentos históricos no ensino do eletromagnetismo pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta