UEPB - Repositório Digital

As contribuições do cuidador escolar para efetivação do processo de inclusão educacional para educandos com Transtorno do Espectro Autista – TEA

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Barros, Beatriz dos Santos Felinto
dc.date.accessioned 2019-09-23T15:29:47Z
dc.date.available 2019-09-23T15:29:47Z
dc.date.issued 2019-06-25
dc.identifier.other CDD 371.9
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20866
dc.description BARROS, B. dos S. F. As contribuições do cuidador escolar para efetivação do processo de inclusão educacional para educandos com Transtorno do Espectro Autista – TEA. 2019. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Este artigo consiste em objetivar as funções e contribuições que estão sendo efetuadas pelos cuidadores escolares para a inclusão social e educacional das crianças com necessidades educativas especiais e, principalmente, crianças com transtorno do espectro autista nas escolas municipais de Campina Grande – PB, assim como se observa as capacitações desses profissionais propostas nesse contexto. Para isso, utilizou-se uma pesquisa com teor qualitativo, por meio de entrevistas semiestruturadas e para obtenção dos resultados serviu-se da analise de conteúdo baseada na literatura de Bardin. Percebe-se ainda um estranhamento sobre as possíveis funções desses profissionais em relação a comunidade escolar, considerando-se a recente inserção dessa categoria profissio nal, contudo, há potencial de uma função de grande dimensão e eficácia, pela possibilidade de trabalho em equipe no ambiente multiprofissional. Por fim, busca-se também, contribuir na futura regulamentação dessa profissão. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: José Pereira da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Cuidador escolar pt_BR
dc.subject Inclusão social pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.subject Transtorno do Espectro Autista - TEA pt_BR
dc.title As contribuições do cuidador escolar para efetivação do processo de inclusão educacional para educandos com Transtorno do Espectro Autista – TEA pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta