Resumo:
O trabalho aborda sobre a gestão participativa, onde se pretende mostrar que o
trabalho do gestor para uma melhor educação no ambiente escolar necessita da
participação de todos os envolvidos nesse processo, objetivando a formação
sociocultural e intelectual com vistas a integrar a vida social dos educandos, uma
vez que ambas fazem parte do processo de aquisição da aprendizagem e da
integração dos mesmos com o meio em que vive. A educação será o elo que
interligará esta corrente. Mediante uma pesquisa bibliográfica, baseada em Luck
(2006), Libâneo (2004), Romão Padilha (2001), Colombo (2004), Ghanem (1998),
Ferreira (2001), na LDB (1996) entre outros, teve como objetivo compreender a
importância da gestão participativa no processo da construção do conhecimento,
tendo em vista superar os desafios para melhorar a qualidade do ensino. Dentre os
desafios, discute a autonomia e a concretização de uma escola que colabore para a
formação de um cidadão pleno. Explicita, ainda, os desafios para concretizar a
qualidade o ensino mediante a reflexão da ação da comunidade no fazer
pedagógico. Ratifica, assim, a efetivação da gestão participativa, visto que a
participação vivencia a pluralidade e tem em suas características, um caráter
dialógico e participativo. Educar para a democracia o grande desafio para a
educação brasileira.
Descrição:
DAVI, Maria de Fátima Gomes. Gestão participativa: desafios na ação educativa. 2017. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.