Resumo:
O objetivo central deste trabalho é realizar uma abordagem histórica a respeito da “Fórmula de Bhaskara”, no que se refere a contextualização dessa fórmula nos livros didáticos atualmente utilizados nas escolas estaduais do estado da Paraíba. No decorrer deste trabalho mostraremos quem realmente foi o autor da fórmula, como a desenvolveu e como ela ficou conhecida como a “Fórmula de Bhaskara”. Foram realizadas pesquisas em acervos históricos e livros didáticos a fim de evidenciar a história por trás desta fórmula altamente presente no âmbito escolar. Este trabalho nos permitiu observar que os livros didáticos utilizados neste estudo citam de forma bem sucinta a história da fórmula de Bhaskara, com algumas divergências e algumas informações incoerentes como a associação do matemático hindu Bháskara à fórmula resolutiva da equação do 2º grau.
Descrição:
SANTOS, R. M. A Fórmula de Bhaskara no livro didático: Uma abordagem histórica sobre mitos e verdades. 2019. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.