dc.description.abstract |
A ocupação com o ensino de Matemática, em especial o ensino de Estatística Básica, vem ganhando novas formas de abordagem, buscando aplicações ao cotidiano das pessoas, às vezes envolve problemas sociais, políticos e ambientais. No presente trabalho tratamos sobre o ensino do referido conteúdo, associado ao tema transversal Meio Ambiente, de uma forma interdisciplinar, adotando a pedagogia de projetos. Tivemos como objetivo: Refletir sobre o ensino do conteúdo de Estatística na sala de aula vinculada a interdisciplinaridade e ao cotidiano, mais precisamente ao tema transversal Meio Ambiente. Apresentamos como proposta realizada um ensino dinâmico, através de novas formas de ensinar. Uma metodologia capaz de transformar o ensino aprendizagem de matemática, em particular o ensino de estatística, de forma a haver uma conexão com o aluno e o meio em que se encontra integrado. Nessa perspectiva, fizemos reflexões sobre o que os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), artigos e textos abordam sobre o ensino do conteúdo matemático estatística, a transversalidade e a interdisciplinaridade. Este trabalho foi realizado em uma turma de 1° ano de ensino médio na cidade de Esperança- PB, na escola Ecite Monsenhor José da Silva Coutinho. Como resultados, obtivemos a formação de visão da matemática como uma ferramenta capaz que nos mostrar conexões estabelecidas com o meio em que vivemos e novas formas de transmissão e construção do conhecimento para os alunos. Além do mais, os alunos demonstraram uma grande motivação em participar de todo o processo, especificamente o interesse em aprender estatística. |
pt_BR |