UEPB - Repositório Digital

Entrelaçando jogos matemáticos, materiais concretos e história da Matemática: Uma perspectiva a ser trabalhada em sala de aula

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Isabel Cristina da
dc.date.accessioned 2019-10-10T13:06:37Z
dc.date.available 2019-10-10T13:06:37Z
dc.date.issued 2019-06-11
dc.identifier.other CDD 371.337
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20948
dc.description SILVA, I. C. da. Entrelaçando jogos matemáticos, materiais concretos e história da Matemática: Uma perspectiva a ser trabalhada em sala de aula. 2019. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Sabemos que a matemática para a maioria dos alunos é apresentada como uma ciência pronta e acabada, nesse sentido, este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo refletir sobre os resultados obtidos a partir da aplicação de um jogo matemático no 6º ano, tendo foco na História da Matemática e no uso de materiais concretos em operações no Sistema Decimal. A pesquisa vem abordar o conteúdo das quatro operações de forma lúdica para contribuir no ensino e aprendizagem dos alunos, na qual trazemos o jogo matemático Trilha Numérica que aborda um pouco da história da matemática, mais precisamente, a história do sistema de numeração decimal e o material concreto dourado, como recurso didático para se trabalhar nas aulas de matemática pelos professores, tornando-as mais dinâmicas, atrativas, lúdica e contextualizada. Para efeito de fundamentação teórica utilizamos autores como D´Ambrósio, Lorenzato, Passos, Smole, entre outros. Desenvolvemos o trabalho numa turma de 6º ano dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola da rede Municipal da cidade de Serra Redonda - PB, onde através das dificuldades encontradas no ensino da matemática abordamos tais conceitos em aulas dialogadas de revisão com o auxílio do Material Dourado, ao final das aulas de revisão aplicamos um questionário a respeito da utilização do material dourado, onde como resultado, obtivemos que ele é um grande recurso didático para se trabalhar em sala de aula, para em seguida ocorrer a aplicação do jogo Trilha Numérica. Após o término do jogo, aplicamos um questionário para saber o que os alunos acharam do jogo. Como resultado, obtivemos que a utilização do jogo em sala de aula torna a aula mais atrativa, dinâmica e contribuiu na compreensão dos conteúdos de matemática tendo os alunos demonstrado grande motivação em participarem das atividades propostas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Aníbal de Menezes Maciel pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.subject Jogos matemáticos pt_BR
dc.subject Material concreto pt_BR
dc.subject História da Matemática pt_BR
dc.title Entrelaçando jogos matemáticos, materiais concretos e história da Matemática: Uma perspectiva a ser trabalhada em sala de aula pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta