dc.contributor.author |
Santos, Talita Alves |
|
dc.date.accessioned |
2019-10-10T13:27:24Z |
|
dc.date.available |
2019-10-10T13:27:24Z |
|
dc.date.issued |
2019-08-15 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.225 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20978 |
|
dc.description |
SANTOS, T. A. A importância do estágio Supervisionado para formação dos futuros docentes. 2019. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O estágio supervisionado é um componente curricular indispensável nos cursos de graduação, pois permite ao discente da licenciatura o primeiro contato com o campo de atuação, além de possibilitar a conciliação entre teoria e a prática. O presente artigo tem como objetivo analisar a importância do estágio supervisionado para formação dos futuros docentes, buscando mudar a concepção de alguns graduandos da licenciatura que o enxergam apenas como um componente curricular obrigatório. A metodologia utilizada baseou-se em artigos científicos e através do relato da experiência obtida no estágio supervisionado na Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio Prof. Raul Cordula, em duas turmas da Educação para Jovens e Adultos do 4º ciclo, período noturno. Sendo adotada como dinâmica de organização das equipes, a divisão dos estagiários em duplas para ministração das aulas. Resultando numa melhor interação com as turmas e entre os próprios colegas, proporcionando trocas de aprendizagem e contribuindo na superação dos desafios que surgiram na vivência da sala de aula. Em relação às turmas foi notória a diversidade no perfil dos alunos, uns mais atenciosos e outros mais dispersos. Podendo assim concluir que a experiência adquirida no campo de estágio foi fundamental para a minha formação profissional, pois me permitiu compreender que a prática e a teoria não podem ser vistas de forma isolada, e que o estágio necessita ser realizado nas escolas comuns da rede pública ou privada de ensino. Gerando uma nova percepção sobre o estágio, entendendo que um estágio encarado com comprometimento e responsabilidade gera um profissional habilitado e com um senso crítico a respeito da própria prática. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Márcia Adelino da Silva Dias |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Estágio supervisionado |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
Prática docente |
pt_BR |
dc.title |
A importância do Estágio Supervisionado para formação dos futuros docentes |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |