Resumo:
Na educação básica o conteúdo de geometria é de total importância para formação dos no ssos alunos. Mas tendo em vista que o ensino da álgebra ainda é mais explorado nos conteúdos dos livros didáticos, percebe se que no conteúdo de geometria os alunos ainda têm muita dificuldade de compreensão das definições e os conceitos da geometria. Em nossa pesquisa temos como principal questão a apresentação do modelo de desenvolvimento do pensamento geométrico de Van Hiele. O Objetivo dessa pesquisa é identificar por meio de uma análise feita em livros didáticos dos 6 e 8 ano do ensino fundamental, se há alguma ligação dos conteúdos de geometria, com os níveis de desenvolvimento do modelo de Van Hiele. A metodologia da nossa pesquisa nos livros adotados apresentam aspectos qualitativos, na qual por meio dessa analise percebemos o quanto nos conteúdo de geometria se tem uma base no modelo de Van Hieli, e se os alunos teriam facilidade fazendo o uso do modelo de compreender de uma forma mais clara as questões expostas nos livros. Os resultados obtidos por meio desse estudo, mostra que a relação dos conteúdos ainda explora muito pouco o modelo, nos livros pesquisados tanto o livro do 6 ano quanto o livro do 8 ano percebemos a presença apenas dos níveis 0 (visualização), e 1 (analise).
Descrição:
MONTENEGRO, A. Uma breve revisão da literatura de Van Hiele sobre a geometria no livro didático do Ensino Fundamental. 2019. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.