Resumo:
Este trabalho relata uma experiência vivenciada na Universidade Estadual da Paraíba-UEPB, na graduação de Matemática como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID e no Programa de Apoio á Formação e ao Ensino-PROAFE com a parceria da Prefeitura Municipal de Campina Grande. Com o objetivo de se verificar as contribuições dadas por nossa participação nesses projetos, analisamos as contribuições trazidas no estudo de Geometria com a utilizações de materiais didáticos nos anos finais do fundamental II. Desenvolvemos o trabalho por meio da participação nos dois projetos PIBID e PROAFE, dois trabalhos centralizados no ensino de geometria com materiais manipuláveis, os alunos envolvidos foram da Escola Augusto dos Anjos e alunos visitantes do Museu Vivo das escolas Municipais de Campina Grande-PB. Versamos acerca das maiores dificuldades trazidas em sala de aula pelos alunos a respeito da geometria, uma parte histórica da geometria no Brasil e a importância da utilização de materiais manipuláveis, todos fundados com bases teóricas. As atividades observadas foram três atividades realizadas no PIBID e PROAFE, que são o uso do Origami Modular, Animes e o Tangram, através dessas três atividades pudemos verificar a importância na utilização de materiais manipuláveis. No decorrer dessas atividades os alunos envolvidos mostraram um grande entusiasmo, e um olhar curioso de aprender aquilo que tinham tanta dificuldade.
Descrição:
MORAIS, C. R. B. Experiências pedagógicas para o ensino de geometria no fundamental II: Uma vivência no PIBID e no PROAFE. 2019. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.