UEPB - Repositório Digital

Os surdos e as dificuldades na sala de aula de Matemática

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Costa, Wellington Santos
dc.date.accessioned 2019-10-10T13:40:27Z
dc.date.available 2019-10-10T13:40:27Z
dc.date.issued 2019-08-26
dc.identifier.other CDD 370.115
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20983
dc.description COSTA, W. S. Os surdos e as dificuldades na sala de aula de Matemática. 2019. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract O estudo feito tem como principal objetivo identificar as dificuldades enfrentadas pelos alunos surdos em salas de aulas, sejam elas regulares ou especiais, como também mostrar as dificuldades que professores e intérpretes encontram no decorrer de sua vida de docente, e encontrar soluções que possam amenizar essas dificuldades. No início da pesquisa foi realizada uma fundamentação teórica sobre a surdez, o contexto histórico e sobre a inclusão. Após discussões, decidimos aplicar um questionário com professores e intérpretes para identificar as principais causas que levam os alunos a terem um desempenho muito abaixo do esperado e afim de encontrar uma solução que possa diminuir essas dificuldades, decidimos aplicar um questionário que foi realizado com um professor e uma intérprete da escola de Áudio Comunicação de Campina Grande – EDAC. Os dados obtidos mostram uma situação crítica e preocupante que deve ser levada em consideração, podemos constatar que tantos professores, intérpretes e principalmente alunos tem grandes dificuldades em torno do ensino e aprendizagem, a partir desses dados identificamos que os alunos tem muita dificuldade com a língua portuguesa que é uma peça chave e indispensável saber para ter uma melhor compreensão de todos os assuntos, foi a partir dessas dificuldades que sugerimos a introdução do GeoGebra, pois e uma ferramenta que oferece um recurso de forte apelo visual, pois os alunos surdos usam o canal visuogestual para se comunicarem, então entendemos que o uso do material manipulável traz grandes benefícios no aprendizado. Com o GeoGebra os alunos podem enxergar a matemática por outro ângulo pois terão em mãos uma ferramenta capaz de resolver diversos problemas matemáticos que possam surgir no âmbito de seus estudos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria da Conceição Vieira Fernandes pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject GeoGebra pt_BR
dc.subject Surdos pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.title Os surdos e as dificuldades na sala de aula de Matemática pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta