Resumo:
Este trabalho resulta de uma pesquisa de campo de cunho qualitativo, aplicado em uma turma do 6º ano de uma escola particular na cidade de Campina Grande, PB. O tema abordado é o ensino da Geometria Plana, com o auxílio do Geoplano. Defende-se neste trabalho, a importância de uma aprendizagem significativa da geometria, enfatizando a relevância da utilização do material concreto e manipulável. A motivação deste trabalho, surgiu da inquietude sobre o desinteresse dos alunos no estudo da geometria, onde buscou-se uma ferramenta que viesse a tornar esse estudo mais atrativo. Utilizamos o geoplano com o intuito de possibilitar uma melhor percepção visual das formas geométricas, facilitando na compreensão dos conceitos, instigando e envolvendo os alunos constantemente no processo de aprendizagem. A proposta é criar um novo cenário no ambiente escolar, privilegiando a investigação para a construção do conhecimento.
Descrição:
MACIEL, C. S. O Geoplano como recurso didático no ensino da Geometria Plana. 2019. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.