Resumo:
Este trabalho de conclusão de curso traz uma visão crítica ao livro didático de Matemática no que se refere à utilização da Arte nos processos de ensino e aprendizagem. Tem como objetivo principal verificar não só a frequência, mas também a forma como a Arte, mais especificamente, como as pinturas estão sendo empregadas nos livros didáticos analisados. De acordo com Zaleski Filho (2013) a relação entre Arte e Matemática esteve, por muitos e muitos anos, deixada de lado, pois alguns estudiosos famosos na área da Matemática entendiam que não havia proximidade entre estes dois ramos de conhecimento que trouxesse contribuições positivas e importantes para o conhecimento humano. Para a realização desta pesquisa foram utilizados doze livros didáticos, três coleções diferentes de livros do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A partir das pinturas encontradas foi observado que elas não cumpriam o mesmo papel nos processos de ensino e aprendizagem, então, assim como Bianchi (2006) foram criadas categorias de acordo com suas características para posteriormente escolher uma coleção de livros didáticos para analisar mais a fundo. Após a coleção ser escolhida e analisada, foi possível perceber que a quantidade de pinturas é mais satisfatória que a qualidade no que se refere à contribuição nos processos de ensino e aprendizagem. Portanto, é fundamental que os professores de Matemática, neste caso, observem vários aspectos no momento da escolha dos livros didáticos, livros estes que tem como objetivo aumentar a conhecimento de maneira significativa.
Descrição:
SANTOS, I. de L. S. Uma análise sobre a inserção de pinturas artísticas em livros didáticos de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental. 2019. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.