dc.description.abstract |
O Estudo abordado neste trabalho discorre sobre o objeto de análise a “Evasão Escolar na Educação de Jovens e Adultos”, Ciclo V e VI, turno noite, da Educação Básica em uma Escola Cidadã Integral localizada em uma cidade do Brejo Paraibano. Novas alternativas através de projetos pedagógicos se tornam ferramentas importantes para os docentes tornarem suas aulas mais interessantes e participativas, mesmo assim depara-se com a problemática da evasão escolar. Permite-se, neste estudo, avaliar os motivos condicionantes à referida evasão a qual se reflete como uma das principais problemáticas demonstradas neste segmento de ensino. O método utilizado fundamenta-se em pesquisa de campo. Solicitamos aos alunos da escola cidadã, que respondessem a um questionário de forma individual, espontânea e anônima, o qual se tornou base de estudo de todo processo. Os dados relativos ao número de abandonos de alunos da Educação de Jovens e Adultos foram obtidos, através do diário de classe, de fevereiro a junho 2019. Também se faz necessário afirmar a consulta de livros e artigos de autores como Paulo Freire, Vera Masagão Ribeiro, relativos à “Educação de Jovens e Adultos” para compreendermos o posicionamento desses teóricos quanto ao tema proposto, pois os índices da evasão escolar são desafiadores. Entretanto, sabe-se que a existência de fatores de ordem pessoal, social e econômica influenciam a condicionalidade da evasão escolar. Contudo, este trabalho apesar de direcionar-se a Evasão Escolar traz consigo um olhar matemático no que diz respeito aos dados estatísticos que apresentamos, bem como a relevância da matemática como disciplina ministrada de forma a interagir com as expectativas cotidianas do aluno, como também dissociar os aspectos de dificuldades as quais muitos dos alunos assim a definem. |
pt_BR |