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Dentre as possíveis correlações entre áreas do conhecimento que possuem influência sobre outra, neste caso particular, a Saúde e a Educação. Dada as transformações de conceitos a respeito da Saúde, são retratados na Educação dentro do processo de ensino-aprendizagem que envolve tais conhecimentos, sobretudo, a formação do indivíduo para a sociedade, partindo dos principais referenciais da área. Objetivou-se identificar quais perspectivas tomadas pela Base Nacional Comum Curricular com relação às concepções de Saúde abordadas, tendo em vista o caráter normativo e ordenador do referido documento. De caráter bibliográfico e documental, este trabalho deteve-se no processo metodológico em realizar uma análise de conteúdo de forma categórica nos itens da Educação Infantil e do Ensino Fundamental presentes na BNCC, abordando especificamente neste último, o componente de Educação Física. Nota-se que existe dentro da literatura vigente, uma proposta de superação de um conceito restrito de Saúde, influenciando outras áreas da qual se correlaciona, a exemplo da Educação. Neste área, o livro de didático é a ferramenta principal, e nela apresenta-se certas divergências dentre os conceitos adotados sobre Saúde. A Educação Física por usa vez, envolve-se historicamente com o tema, e abrange dentre as tendências, numa perspectiva exclusiva. A partir das análises, que o documento traz consigo a concepção da Promoção da Saúde, propondo esta temática nas etapas inicias do ensino, das dimensões de aprendizagem e das habilidades do ensino infantil, como também nos objetivos de aprendizagem contidos nas disciplinas que compõe o nível fundamental. Espera-se colaborar com o estudo nas discussões existentes sobre o tema, abrindo novas direções e caminhos de interpretações a fim de consolidar melhor entendimento. |
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