dc.description.abstract |
O presente trabalho, intitulado A EDUCAÇÃO COMO CAMINHO PARA A PERFEIÇÃO HUMANA EM IMMANUEL KANT, pretende ser uma abordagem comprometida com o pensamento filosófico/pedagógico deste importante pensador alemão. Procuraremos descobrir, analisar e problematizar as contribuições deste filósofo no que se refere ao campo da educação como ferramenta de transformação humana. Kant é bastante reconhecido no mundo inteiro, sobretudo, por sua filosofia moral, em razão do seu conjunto de obras, principalmente as Críticas. Contudo, é ainda pouco analisado como teórico na área educacional. O que este pensador entende por Educação parte do princípio de que ela é um processo constante e permanente, capaz de levar o homem ao seu aperfeiçoamento como sujeito moral. Isto é, o homem aprende a ser moral por intermédio da educação, que começa desde a mais tenra idade, pelos cuidados físicos, continua com a disciplina, que ajudará a controlar a criança que tende a sair da selvageria e preparar-se para a cultura e a moral. Desse modo, com o terreno racionalmente preparado a criança está pronta para receber a instrução, que será a base para que conviva em sociedade de forma justa, equilibrada e emancipada. Ao final deste processo, o filósofo explica que, cumpridas todas as etapas, o ser humano estará pronto para contribuir para um mundo pleno de paz e plenitude moral. |
pt_BR |