Resumo:
O presente relato, que foi intitulado de Ação e Reflexão: A Prática Pedagógica Cotidiano do
Ensino Fundamental I, da Escola Pública Municipal José Vicente de Araújo de Aroeiras –
PB, se propôs a refletir sobre as dificuldades encontradas pelos alunos no processo de
desenvolvimento da leitura e escrita, através de um diagnóstico realizado em sala de aula, no
qual analisamos, avaliamos e classificamos os alunos segundo os níveis expressos em suas
produções escritas por meio do teste das 4 palavras e uma frase sugerido por Ferreiro e
Teberosky (1985). A partir dessa classificação, que forneceu a compreensão sobre que nível
os alunos encontravam-se nesse processo de aquisição da leitura e escrita, que foi entregue a
professora titular, bem como subsidiou o planejamento das aulas que seriam ministradas na
intervenção docente.
Descrição:
LIRA, Lucélia de. Ação e reflexão: a prática pedagógica no cotidiano do ensino fundamental I, da Escola Municipal José Vicente de Araújo de Aroeiras/PB. 2019. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.