Resumo:
A Educação Ambiental é, na atualidade uma necessidade inquestionável pelo fato de que não
existe ambiente na sociedade moderna, onde possa haver uma interação entre seres humanos e
ambiente natural. Devido ao crescimento desproporcional das cidades, as pessoas têm cada
vez menos contato com a natureza. As trilhas ecopedagógicas, desempenham importante
papel sócio educacional na construção de uma consciência no uso e preservação dos recursos
naturais. Este trabalho objetivou analisar como a Trilha Ecopedagógica pode proporcionar aos
discentes da rede pública e particular, por meio da reflexão e da prática, a construção de uma
consciência ambiental, que se reflita em valores, interesse ativo e atitudes que possam
contribuir para a preservação da biodiversidade existente na mata do IBAMA localizada no
Município de Lagoa Seca/PB, refletindo na construção de uma sociedade sustentável. A
pesquisa foi desenvolvida em um remanescente de Mata Atlântica, inserida no Centro de
Ciências Agrárias e Ambientais, Campus II da Universidade Estadual da Paraíba, em um local
denominada Mata do IBAMA, no município de Lagoa Seca- PB. A equipe deste trabalho,
através de reuniões e visita ao local a ser visitado, optou por agrupar as áreas de maior ação
antrópica na Mata do IBAMA para as aulas presenciais e logo então, organizou os eventos
educativos, as chamadas trilhas ecopedagógicas no município sede com o objetivo de elevar o
nível de conscientização das populações em relação às questões ambientais e a importância da
Mata do IBAMA para o município de Lagoa Seca, PB. Com finalidade de diminuir os
impactos ambientais nas trilhas, o número de alunos foi limitado a cerca de 30 participantes,
por turma visitante. As trilhas ecopedagógicas , foram realizadas no mês de agosto de 2016,
tendo-se como visitantes, duas turmas do 6º ano do ensino fundamental, uma da Escola
Municipal Irmão Damião (Pública) e a outra da Escola Novo Horizonte (Particular)
Descrição:
Souza, Gilmara Juliana da Silva. Trilha Ecopedagógica como instrumento de ensino em Educação Ambiental. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroecologia) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, 2018.
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