Resumo:
Esta pesquisa pretende mostrar os resultados de uma investigação sobre o uso da rede social
Facebook como extensão das interações em sala. O estudo foi baseado em uma pesquisa-ação,
nas aulas de Geografia, realizada com estudantes do ensino médio integrado em um grupo
fechado do Facebook. Os autores que deram sustentação ao estudo foram: Moran (2000),
Lévy (1998), Vigotsky (1989), Castells (1999). Com efeito, a experiência envolvendo a
utilização da referida rede social em atividades de complementação do processo de ensino e,
ao final, identificou junto aos estudantes inseridos na experiência, quais as contribuições para
a melhoria do processo de aprendizagem. Como resultado do estudo ficou evidente que os
estudantes demonstraram apropriação deste espaço de aprendizagem digital, apontando que
ele potencializa a aprendizagem cooperativa, no que tange à disciplina de Geografia por ações
colaborativas com a professora.
Descrição:
CAXIAS, Verônica da Silva. O uso da rede social facebook como extensão das interações da sala de aula. 2014. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.