Resumo:
Esta Monografia é resultado da análise das atividades desenvolvidas no Cantinho da Leitura,
como uma das ações sugeridas durante a formação continuada do Pacto Nacional pela
Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e tem por finalidade apresentar as estratégias de
leitura, como práticas cotidianas desenvolvidas nas salas de aula e socializadas pelos
professores durante os encontros de formação; verificar as contribuições para o processo de
alfabetização de crianças do ciclo de alfabetização; e envolver os estudantes no mundo da
leitura, de forma a despertar o prazer e o encantamento pela leitura, tornando-os leitores
proficientes e críticos. A pesquisa foi realizada nas turmas de 1º ao 3º ano do Ensino
Fundamental, em 11 escolas (rurais e urbanas) do município de Picuí – PB. O presente estudo
é classificado como pesquisa predominantemente interpretativa, na qual fizemos o uso da
abordagem qualitativa. Para tanto, nos firmamos na concepção de gêneros enquanto práticas
sociais discursivas, tendo Bakhtin (1992) como referencial para o trabalho com a língua numa
perspectiva interacional. No que concerne às estratégias de leitura e a literatura, utilizamos os
estudos de Solé (1998), Kleiman (1996), Freire (1989), Gregorin Filho (2010), Soares (1998),
Zilberman (2007), Cavalcanti (2009); e para as orientações sobre o ensino de Língua
Portuguesa nos fundamentamos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e nos
Cadernos de Estudo do PNAIC (2012). O Estudo focalizou na aplicação das atividades
sugeridas pelo PNAIC e obteve como resultado: o gosto pela leitura, a ampliação da
apropriação do Sistema de Escrita Alfabética (SEA) e o desenvolvimento das relações sociais
e culturais dos estudantes do ciclo de alfabetização.
Descrição:
DANTAS, Marcos Antonio de Farias. Cantinho da leitura como espaço de encantamento da aprendizagem: relato de experiência do pacto nacional pela alfabetização na idade certa PNAIC/Pícui-PB. 2015. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.