Resumo:
O grande avanço tecnológico ocorrido nas últimas décadas produziu mudanças que
afetaram profundamente o conceito de Identidade e a forma como os indivíduos vêem a
si mesmos e aos seus pares no dia a dia das interações sociais das quais participa. Tal
fenômeno repercutiu, inevitavelmente, no campo educacional suscitando a necessidade,
por parte do sujeito-professor, de buscar ferramentas cognitivo-metodológicas para
atender às novas demandas atribuídas ao educador sem perder, entretanto, as nuances
que o definem enquanto indivíduo nas demais esferas sociais. Este trabalho procurou
descrever a forma como os professores de uma escola pública estadual de Campina
Grande – PB enxergam esse processo e tentam lidar com os novos papéis conferidos à
profissão, utilizando, para isso, o conceito de Professoralidade1 e um questionário
aplicado com quinze sujeitos. Concluímos que há uma grande necessidade de reflexão
sobre o processo descrito acima por parte dos sujeitos e dos educadores de modo geral,
pois, através de uma reflexão consciente sobre as demandas mencionadas, os sujeitos
poderiam direcionar mais adequadamente seus esforços, atingindo melhores resultados
tanto pedagógicos quanto pessoais.
Descrição:
SANTOS, Samantha Bruna. Avaliação da professoralidade em uma escola estadual de Campina Grande-PB. 2014. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.