dc.description.abstract |
O grande avanço tecnológico ocorrido nas últimas décadas produziu mudanças que
afetaram profundamente o conceito de Identidade e a forma como os indivíduos vêem a
si mesmos e aos seus pares no dia a dia das interações sociais das quais participa. Tal
fenômeno repercutiu, inevitavelmente, no campo educacional suscitando a necessidade,
por parte do sujeito-professor, de buscar ferramentas cognitivo-metodológicas para
atender às novas demandas atribuídas ao educador sem perder, entretanto, as nuances
que o definem enquanto indivíduo nas demais esferas sociais. Este trabalho procurou
descrever a forma como os professores de uma escola pública estadual de Campina
Grande – PB enxergam esse processo e tentam lidar com os novos papéis conferidos à
profissão, utilizando, para isso, o conceito de Professoralidade1 e um questionário
aplicado com quinze sujeitos. Concluímos que há uma grande necessidade de reflexão
sobre o processo descrito acima por parte dos sujeitos e dos educadores de modo geral,
pois, através de uma reflexão consciente sobre as demandas mencionadas, os sujeitos
poderiam direcionar mais adequadamente seus esforços, atingindo melhores resultados
tanto pedagógicos quanto pessoais. |
pt_BR |