Resumo:
O presente trabalho é um diagnóstico sobre o Ensino de História no município de
Araruna-PB, que teve a intenção de mapear tanto o perfil dos professores que atuam na
cidade, assim como entender os principais desafios encontrados pelos mesmos na sua
prática diária. Para obtenção dos dados, formulamos um questionário que foi aplicado
com 10 dos 12 professores de História da região. Sendo assim, o presente trabalho é
composto de uma discussão, a partir da literatura que trata desse assunto, dos aspectos
históricos e das dificuldades no ensino de história na atualidade, para então analisar o
contexto de Araruna-PB. Em nossa pesquisa, constatamos que os problemas encontrados
no município estudado se aproximam da realidade descrita pela literatura em outras
regiões brasileiras. Diante disso, acreditamos que ao oferecer um diagnóstico sobre a
nossa realidade, além de permitir um melhor entendimento dos nossos potenciais e
desafios no ensino de história, poderá contribuir com futuros estudos nessa área.
Descrição:
FONSECA, Maria Inês da. O ensino da História: Um diagnóstico com professores de Araruna-PB. 2014. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.