UEPB - Repositório Digital

Indisciplina e aprendizagem: Um desafio para o professor do século XXI

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Atayde, Olga Antonia de
dc.date.accessioned 2019-11-13T11:20:28Z
dc.date.available 2019-11-13T11:20:28Z
dc.date.issued 2014-07-19
dc.identifier.other CDD 371.5
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21102
dc.description ATAYDE, Olga Antonia de. Indisciplina e aprendizagem: Um desafio para o professor do século XXI. 2014. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract As várias transformações ocorridas na sociedade, no contexto familiar e educacional trouxeram muitas mudanças que influenciaram as atitudes dos alunos em sala de aula. Estas trouxeram algumas consequências negativas para o ensino, entre as quais está a indisciplina, que é um problema que afeta a maioria das instituições escolares brasileiras e interfere negativamente no processo pedagógico, comprometendo a qualidade da educação. Inúmeros são os fatores que levam o aluno a ser indisciplinado, alguns deles foram identificados e discutidos nesta pesquisa, entre os quais estão: a influência da família, da escola, dos professores e dos colegas. Assim, este estudo através de uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica tem como objetivo realizar uma pesquisa bibliográfica e descrever algumas das causas da indisciplina na sala de aula além, de sugerir intervenções para o problema. Percebeu-se que o meio de convívio dos alunos é o fator que mais os influência a apresentarem atos indisciplinados, portanto para que a questão seja amenizada e/ou evitada no ambiente escolar e mais precisamente em sala de aula, é necessário a intervenção da família, inserindo limites e valores durante a educação das crianças, a existência de uma boa relação entre escola, professor e aluno e a participação da sociedade nas atividades da comunidade escolar também são peça fundamental na solução deste problema. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Alberto Coura pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Indisciplina escolar pt_BR
dc.subject Relação professor-aluno pt_BR
dc.subject Ambiente escolar pt_BR
dc.title Indisciplina e aprendizagem: Um desafio para o professor do século XXI pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta