Resumo:
As várias transformações ocorridas na sociedade, no contexto familiar e educacional
trouxeram muitas mudanças que influenciaram as atitudes dos alunos em sala de
aula. Estas trouxeram algumas consequências negativas para o ensino, entre as
quais está a indisciplina, que é um problema que afeta a maioria das instituições
escolares brasileiras e interfere negativamente no processo pedagógico,
comprometendo a qualidade da educação. Inúmeros são os fatores que levam o
aluno a ser indisciplinado, alguns deles foram identificados e discutidos nesta
pesquisa, entre os quais estão: a influência da família, da escola, dos professores e
dos colegas. Assim, este estudo através de uma pesquisa qualitativa do tipo
bibliográfica tem como objetivo realizar uma pesquisa bibliográfica e descrever
algumas das causas da indisciplina na sala de aula além, de sugerir intervenções
para o problema. Percebeu-se que o meio de convívio dos alunos é o fator que mais
os influência a apresentarem atos indisciplinados, portanto para que a questão seja
amenizada e/ou evitada no ambiente escolar e mais precisamente em sala de aula,
é necessário a intervenção da família, inserindo limites e valores durante a educação
das crianças, a existência de uma boa relação entre escola, professor e aluno e a
participação da sociedade nas atividades da comunidade escolar também são peça
fundamental na solução deste problema.
Descrição:
ATAYDE, Olga Antonia de. Indisciplina e aprendizagem: Um desafio para o professor do século XXI. 2014. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.