Resumo:
Este estudo tem como objetivo refletir sobre o uso de itens e expressões lexicais em inglês
utilizados na proposta dos livros didáticos de língua portuguesa, na educação básica.
Pretendendo-se analisar a forma como o estrangeirismo e termos do inglês são abordados nas
propostas do livro didático de língua portuguesa, enquanto prática lingüística, dentro da
perspectiva da sociolingüística. Será considerada a noção de língua dentro dos seus espaços
de ocorrência, sob as influências das transformações do mundo globalizado e tecnológico, no
qual, na maioria das vezes, contribuem para o enriquecimento da língua, a diversidade
cultural, levando a uma melhor interação entre os indivíduos, mesmo que alguns venham
ainda a afirmar que tais transformações não sejam tão positivas, mesmo que alguns possam
alegar que o estrangeirismo pode até imbuir a língua de certa descaracterização. Espera-se
com este trabalho de base nas concepções da sociolinguística, ampliar positivamente a ideia
sobre estes fenômenos de usos da língua, podendo assim contribuir para um melhor
entendimento do seu uso e de sua diversidade.
Descrição:
SANTOS, Israel Almeida dos. Estrangeirismos no livro didático de língua portuguesa: aspectos sociocomunicativos e diversidade. 2015. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.