dc.contributor.author |
Santos, Ketllyn Mayara Amorim dos |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-13T14:39:39Z |
|
dc.date.available |
2019-11-13T14:39:39Z |
|
dc.date.issued |
2019-06-05 |
|
dc.identifier.other |
CDD 510.7 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21132 |
|
dc.description |
SANTOS, K. M. A. dos. Considerações acerca da constituição da educação matemática na Universidade Estadual da Paraíba. 2019. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O ensino da Matemática é de suma importância para a formação cidadã, podendo auxiliar na leitura e sua intervenção no cotidiano. As ciências matemáticas têm como missão promover ações para facilitação e aprimoramento da qualidade de seu ensino. A evolução dos métodos, sua forma de abordagem e apresentação, exibem uma certa reflexão ao aluno, trazendo uma maior compreensão do surgimento de tal conceito. A história da matemática é um caminho a ser traçado pelos docentes, ampliando as atividades educativas e trazendo uma nova aprendizagem, desmistificando pontos dominantes e provocando um novo ensino, capaz de sair do desestímulo e ensino habitual. O objetivo geral deste trabalho é fazer considerações acerca da constituição da área de Educação Matemática na UEPB a partir do depoimento de um professor que faz parte dessa história, levando em consideração o contexto de formação da área no Brasil e no mundo. A metodologia utilizada para tanto é a qualitativa com a utilização do método de pesquisa de campo com realização através de entrevistas, especialmente com a comunidade do Curso de Matemática na UEPB. Justifica-se a realização desta pesquisa pelo enfoque que a história da matemática tem para ser inserida no ensino básico por professores e conhecida ao longo dos anos. A entrevista possibilitou a compreensão da história da do curso de matemática da UEPB a partir da ótica de um docente. Também foi fundamental para comparar o estimulo a pesquisa ao longo do tempo. A importância de mostrar tal temática também aparece no desenvolvimento deste conteúdo, enriquecendo ainda mais quando é inserida no ambiente escolar. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: José Joelson Pimentel de Almeida |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Licenciatura em Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Universidade Estadual da Paraíba |
pt_BR |
dc.title |
Considerações acerca da constituição da educação matemática na Universidade Estadual da Paraíba |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |