UEPB - Repositório Digital

Considerações acerca da constituição da educação matemática na Universidade Estadual da Paraíba

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Ketllyn Mayara Amorim dos
dc.date.accessioned 2019-11-13T14:39:39Z
dc.date.available 2019-11-13T14:39:39Z
dc.date.issued 2019-06-05
dc.identifier.other CDD 510.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21132
dc.description SANTOS, K. M. A. dos. Considerações acerca da constituição da educação matemática na Universidade Estadual da Paraíba. 2019. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract O ensino da Matemática é de suma importância para a formação cidadã, podendo auxiliar na leitura e sua intervenção no cotidiano. As ciências matemáticas têm como missão promover ações para facilitação e aprimoramento da qualidade de seu ensino. A evolução dos métodos, sua forma de abordagem e apresentação, exibem uma certa reflexão ao aluno, trazendo uma maior compreensão do surgimento de tal conceito. A história da matemática é um caminho a ser traçado pelos docentes, ampliando as atividades educativas e trazendo uma nova aprendizagem, desmistificando pontos dominantes e provocando um novo ensino, capaz de sair do desestímulo e ensino habitual. O objetivo geral deste trabalho é fazer considerações acerca da constituição da área de Educação Matemática na UEPB a partir do depoimento de um professor que faz parte dessa história, levando em consideração o contexto de formação da área no Brasil e no mundo. A metodologia utilizada para tanto é a qualitativa com a utilização do método de pesquisa de campo com realização através de entrevistas, especialmente com a comunidade do Curso de Matemática na UEPB. Justifica-se a realização desta pesquisa pelo enfoque que a história da matemática tem para ser inserida no ensino básico por professores e conhecida ao longo dos anos. A entrevista possibilitou a compreensão da história da do curso de matemática da UEPB a partir da ótica de um docente. Também foi fundamental para comparar o estimulo a pesquisa ao longo do tempo. A importância de mostrar tal temática também aparece no desenvolvimento deste conteúdo, enriquecendo ainda mais quando é inserida no ambiente escolar. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: José Joelson Pimentel de Almeida pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Matemática pt_BR
dc.subject Licenciatura em Matemática pt_BR
dc.subject Universidade Estadual da Paraíba pt_BR
dc.title Considerações acerca da constituição da educação matemática na Universidade Estadual da Paraíba pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta