UEPB - Repositório Digital

Avaliação do ensino de química no ensino médio de uma escola estadual de Santa Cruz-RN

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Araújo, Lays Liliane da Silva
dc.date.accessioned 2019-11-18T14:38:32Z
dc.date.available 2019-11-18T14:38:32Z
dc.date.issued 2014-12-06
dc.identifier.other CDD 370
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21140
dc.description ARAÚJO, Lays Liliane da Silva. Avaliação do ensino de química no ensino médio de uma escola estadual de Santa Cruz-RN. 2014. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O ensino de Química tem sido objeto de pesquisa de diversos trabalhos que vem sendo desenvolvidos nos últimos anos, isso devido à grande antipatia, desinteresse e dificuldades de aprendizagem dos alunos. O presente trabalho trata de uma pesquisa realizada com alunos das turmas de 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio de uma escola da rede pública estadual de Santa Cruz no Rio Grande do Norte. Buscou-se investigar o ensino da química através dos alunos, identificar suas dificuldades, quais as relações que esses educandos fazem da química com o seu cotidiano (como percebem a importância da química no seu dia-a-dia) e desvendar qual o sentido da química para estes através de aplicação de questionários abertos compostos por 10 questões a 23 alunos do turno da tarde. A pesquisa de campo mostrou um grande desinteresse dos alunos pela disciplina, não compreendendo a sua importância para a sociedade, nem fazendo relações de conteúdos com o seu dia-a-dia. Afirmam que é uma disciplina difícil, cheia de cálculos e fórmulas, a maioria possuem dificuldades de aprendizagem, dificuldades essas em relação a conteúdos com cálculos ou possuem dificuldades em entender o que os professores explicam, ou seja, a forma de explicar do professor para alguns torna o conteúdo difícil. A partir dos resultados obtidos foram feitas propostas para se tentar contornar alguns dos vários problemas que são encontrados no campo do ensino da Ciência Química. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Rafael Albuquerque Xavier pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject Cotidiano pt_BR
dc.subject Alunos pt_BR
dc.title Avaliação do ensino de química no ensino médio de uma escola estadual de Santa Cruz-RN pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta