dc.contributor.author |
Araújo, Lays Liliane da Silva |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-18T14:38:32Z |
|
dc.date.available |
2019-11-18T14:38:32Z |
|
dc.date.issued |
2014-12-06 |
|
dc.identifier.other |
CDD 370 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21140 |
|
dc.description |
ARAÚJO, Lays Liliane da Silva. Avaliação do ensino de química no ensino médio de uma escola estadual de Santa Cruz-RN. 2014. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O ensino de Química tem sido objeto de pesquisa de diversos trabalhos que vem sendo
desenvolvidos nos últimos anos, isso devido à grande antipatia, desinteresse e dificuldades de
aprendizagem dos alunos. O presente trabalho trata de uma pesquisa realizada com alunos das
turmas de 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio de uma escola da rede pública estadual de Santa
Cruz no Rio Grande do Norte. Buscou-se investigar o ensino da química através dos alunos,
identificar suas dificuldades, quais as relações que esses educandos fazem da química com o
seu cotidiano (como percebem a importância da química no seu dia-a-dia) e desvendar qual o
sentido da química para estes através de aplicação de questionários abertos compostos por 10
questões a 23 alunos do turno da tarde. A pesquisa de campo mostrou um grande desinteresse
dos alunos pela disciplina, não compreendendo a sua importância para a sociedade, nem
fazendo relações de conteúdos com o seu dia-a-dia. Afirmam que é uma disciplina difícil, cheia
de cálculos e fórmulas, a maioria possuem dificuldades de aprendizagem, dificuldades essas
em relação a conteúdos com cálculos ou possuem dificuldades em entender o que os professores
explicam, ou seja, a forma de explicar do professor para alguns torna o conteúdo difícil. A partir
dos resultados obtidos foram feitas propostas para se tentar contornar alguns dos vários
problemas que são encontrados no campo do ensino da Ciência Química. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Rafael Albuquerque Xavier |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Química |
pt_BR |
dc.subject |
Cotidiano |
pt_BR |
dc.subject |
Alunos |
pt_BR |
dc.title |
Avaliação do ensino de química no ensino médio de uma escola estadual de Santa Cruz-RN |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |